Resenha homiletica cap 05
O capítulo resenhado aborda o esboço, que é a ferramenta utilizado para compor as palavras de um sermão.
O esboço é o aspecto inicial de um sermão. Esboçar é pensar com lógica, e também o meio de se estabelecer, de forma resumida as ideias principais do sermão com material que acompanha e mostra a relação exata que existe entre os intens.
A característica de um esboço apresenta o raciocínio de tal maneira que a congregação consiga acompanhar a linha de pensamento do pregador e o que ele está pretendendo transmitir.
O esboço deve ser fácil de ser ouvido, pois a mente humana aprecia ordem, proposito e equilíbrio. O pregador não deve usar termos ou expressões que os ouvintes desconheçam, pois o mesmo deve apresentar ideias lógicas para que todos possam entender o objetivo da pregação.
A composição de um esboço deve conter:
Pontos principais, subpontos, auxiliares maiores, auxiliares menores, observações.
A organização do material e uso de palavras nos sermões, deve conter passos e o primeiro é determinar a sentença tema.
Os tipos de sentença - tema são:
Sermão informativo, sermão para convencer, sermão estimulador, sermão motivador.
Uma vez estabelecida a sentença – tema, a parte essencial seguinte da organização é desenvolver pontos principais para apoia- lo. Este desenvolvimento é chamado de corpo ou discussão do sermão.
Por fim saliente-se que o esboço bem feito, é uma habilidade que todo pregador deve usar para a construção de sermão, pois é de grande valia.
Referência
SGEC, secretaria geral de educação e cultura. PROF.CÍCERO MANOEL BEZERRA. Homilética, 2013. p.69-74.