Bússolas
"Si Nan" é considerada como a primeira bússola e significa "O Governador do Sul". Ela é simbolizada por uma concha cuja pega aponta para Sul. De imensurável contribuição foram as primeiras bússolas a serem utilizadas, por volta do ano 850, auxiliando as navegações em mar aberto, de onde se espalharam pelo mundo.
As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade de forma que possa girar livremente, e que se orienta sempre em direção próxima à direção norte-sul geográfica de forma a ter a ponta destacada - geralmente em vermelho - indicando o sentido que leva ao sul magnético da Terra, ou, de forma equivalente, a um ponto próximo ao polo norte geográfico da Terra.
Há dois tipos: bússolas geográficas e bússolas de geólogos. Bússolas geográficas, também conhecida como "bússola comum", são usadas para orientar e fazer em medidas sobre mapas e para projetar caminhamentos. É a bússola usada por esportistas e adeptos de camping, escaladas e caminhadas. A bússola de geólogos é usada para levantamentos e estudos de campo por geólogos, arqueólogos, engenheiros, paleontólogos e muitos outros profissionais, tem como principal particularidade a inversão do leste e do oeste. Esta inversão de quadrantes permite a medida de rumo ou direção diretamente na ponta da agulha.
Qualquer instrumento com uma barra magnetizada ou agulha girando livremente sobre um pivô e apontando para o norte e o sul pode ser considerado uma bússola. A bússola é sem dúvida o instrumento mais