A busca de financiamento
“O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento.” (J C A Dornelas)
O empreendedor deve tomar algumas atitudes para mudar o cenário Brasileiro quanto ao financiamento à pequenas empresas, já que não existem políticas públicas claras para apoiar o empreendedorismo.
Para identificar as melhores alternativas no mercado para injetar capital em seu negócio, o empreendedor deve utilizar:
- Sua capacidade de planejamento - Sua habilidade de negociação - Seu networking
A informação é a alma do negócio. O empreendedor deve informar-se bem sobre as várias formas de financiamento existentes antes de decidir sobre qual ou quais utilizará em sua empresa.
Tipos de Financiamentos:
1. Dívida: dinheiro emprestado é assegurado de alguma forma com algum tipo de propriedade (garantias).
2. Eqüidade: equivale a uma quantia de capital injetado no negócio (em dinheiro ou em forma de ativo).
Na maioria das vezes, os negócios start-up preferem dívidas de longo prazo ou por constante eqüidade de capital para preparar o crescimento da empresa.
Empréstimo:
- Vantagem: processo relativamente simples e rápido, não sendo necessário que o empreendedor abra mão de ações da empresa (ter vários sócios). - Desvantagem: o risco é muito maior quando se contrai uma dívida, pois não se tem certeza de que a empresa vai crescer o suficiente para honrar seus compromissos.
Não existe uma regra que determine qual é a melhor opção. Empreendedores de sucesso combinam dívida e eqüidade. Para isso, o empreendedor deve conhecer as opções existentes e os riscos que cada uma traz ao negócio, assim como o custo que ele terá para obter o capital solicitado.
Empresa Start-up: - Melhores opções: - Empréstimos - Economias pessoais da família - Economias pessoais de amigos - Economias pessoais de angels (investidores pessoas físicas) - Entrar em incubadoras de