A BIOMECANICA DO SOCO DIRETO DO KARATE
A BIOMECÂNICA DO SOCO DIRETO DO KARATE
S.M.N.T. Melo1, A.M.A.Pessoa2, J.H. Souza3
1- Gerência de Formação – CEFET-RN
Ensino Médio
E-mail:
2- Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – UFRN
Departamento de História
E-mail: alvarotenkamusou@hotmail.com
3- Gerência de Tecnologia Industrial – CEFET-RN
Grupo de Biomecânica do Esporte
Av. Salgado Filho, 1159 Morro Branco CEP 59.000-000 Natal-RN
E-mail: ricky@cefetrn.br
RESUMO
O presente trabalho apresenta um relato sobre o surgimento das artes marciais além das bases biomecânicas para fundamentar o estudo cinemático das técnicas marciais. Neste trabalho faz-se um estudo estático e dinâmico do soco direto a fim de se obter equações matemáticas capazes de traduzir esta técnica para um sistema de avaliação computadorizado, levando assim ao desenvolvimento de novas tecnologias e/ou equipamentos. Neste primeiro momento são apresentados apenas os estudos sobre o movimento propriamente dito o que possibilitou o desenvolvimento de gráficos de trajetória, os quais serão utilizados para obtenção de modelos matemáticos e sua posterior simulação.
PALAVRAS-CHAVE: arte marcial; biomecânica; modelagem matemática; trajetória .
S. M. N. T. Melo, A. M. A. Pessoa e J. H. Souza
1. INTRODUÇÃO
A biomecânica esportiva vem proporcionando grandes avanços na forma como os esportes são tratados por professores, melhorando o ensino das técnicas básicas, e técnicos, ajudando na excelência técnica, além de influenciar no surgimento de novos equipamentos, desenvolvimento tecnológico.
Apesar de haver uma quantidade significativa de pesquisadores dedicados ao estudo da performance esportiva sob a ótica da biomecânica, no que se refere às artes marciais existem pouca ou quase nenhuma publicação. Tal situação nos motivou a desenvolver um estudo sobre uma das técnicas utilizadas no karate – o soco direto – e assim darmos o primeiro passo para preenchemos esse vazio.
2. AS ARTES