Aikido
As artes marciais, devido à atitude de uma minoria irresponsável, são vistas muitas vezes pela imprensa e público leigo, associadas infelizmente, à violência. O desconhecimento da profunda filosofia que se encontra por trás dessas artes, leva indivíduos a procurarem essas atividades, associando-as apenas à luta ou defesa corporal, quando seus principais valores encontram-se ocultos, e são desvendados apenas com a prática constante, com um instrutor ou mestre, devidamente preparado.
Dentro de um conceito mais amplo de arte marcial, que engloba não apenas técnicas corporais de defesa, mas etiqueta, disciplina, respeito, melhora da auto-estima, da saúde, qualidade de vida e alívio do estresse, encontra-se o aikido.
Dentro de um formato moderno, permite o treinamento de pessoas de ambos os sexos e diversas faixas etárias (dos netos aos avós), que podem priorizar algumas das suas características, em sua prática.
As antigas artes de combate (bujutsu), criadas para matar nos campos de batalha durante o feudalismo japonês foram transformados posteriormente no Caminho das Artes Marciais (budo), com o objetivo de permitir o aperfeiçoamento da natureza humana pela integração corpo, mente e espírito. Nos primórdios do século