Analise cinematica do soco no karate
1 2
Acadêmicos do 5° Período do Curso de Educação Física da Faculdade Assis Gurgacz. Mestre em Biomecânica pela UFSM e Docente na Faculdade Assis Gurgacz.
RESUMO Este trabalho tem como objetivo analisar o comportamento de variáveis cinemáticas do soco guiaku tsuki realizado na postura zenkutsu dachi do karatê em atletas masculinos da Seleção Paranaense de Karatê Interestilos, devidamente filiados a FPRKI, da categoria adulto. A amostra deste estudo foi constituída por dois atletas da categoria já citada. Na análise cinemática, foi utilizada a videografia bidimensional com uma freqüência de aquisição de imagem de 60 Hz. Para obtenção das imagens foi utilizado uma câmera Mini DV de marca Panasonic e a análise dos dados foi realizada através do emprego do sistema Simi Twinner Pro. A coleta de dados foi realizada durante uma aula de biomecânica dentro do ginásio de esportes da Faculdade Assis Gurgacz, previamente agendada pelo professor de biomecânica com a participação dos atletas convidados pelos pesquisadores. O soco foi executado na quadra “B” do ginásio onde a câmera para aquisição das imagens estava posicionada no plano sagital do soco. Palavras-chave: Karatê. Biomecânica. Soco Guiaku Tsuki.
INTRODUÇÃO
No aspecto fisiológico, o Karatê apresenta características no trabalho geral do corpo como o aumento da flexibilidade e elasticidade, resistência muscular, explosão, equilíbrio e exercícios momentâneos de rápida ação muscular das contrações e descontrações, e, máxima extensão e encurtamento das fibras e tendões. Estas ações e trabalho das fibras e tendões serão sistemática e coordenadamente transferidas numa ação biomecânica bem organizada. ( SILVA, 1984). A biomecânica esportiva vem proporcionando grandes avanços na forma como os esportes são tratados por professores,