Mecânica
RELATÓRIO DE ENSAIOS DE TRAÇÃO
Sidney Rodrigues de Oliveira
Goiânia – GO
2012
Índice
1. Introdução
2. Objetivos
3. Metodologia
4.1. Preparação do Corpo de Prova
4.2. Método de Ensaio
4.3. Propriedades a serem analisadas no ensaio de tração
4. Resultados
5. Conclusões
6. Referências Bibliográficas
1. Introdução
Para realizarmos o ensaio de tração confeccionamos quatro corpos de provas (CP) de materiais diversos sendo eles: Aço ABNT 1020, Liga de Cobre – Bronze TM 23, FoFo Cinzento (Ferro Fundido Cinzento), Liga de Alumínio. Logo após realizamos o ensaio de tração segundo a norma NBR-6152, onde o resultado do teste é uma curva tensão-deformação plotada pelo um gráfico o qual utilizaremos para realizar cálculos matemáticos para determinar dados quantitativos das características mecânicas dos materiais ensaiados como: tensão limite de ruptura, limite de escoamento, limite de proporcionalidade, módulo de elasticidade, módulo de resiliência, módulo de tenacidade e estricção.
Os valores obtidos dos ensaios para que possam ser utilizados de forma comparativa é de suma importância que utilizemos uma norma que caracteriza o corpo de prova e os equipamentos utilizados.
2. Objetivos
A partir dos dados fornecidos pelo ensaio de tração dos corpos utilizados é possível é fornecer informações importantes e primordiais para o projeto e fabricação de peças e componentes, sendo também usado como testes para o controle das especificações da entrada de matéria-prima. Com esse ensaio é possível verificar as características quantitativas do material para elaboração de um futuro projeto tais como: limite a resistência à tração até ruptura, qual material dentre os quatros corpos-de-prova suporta tal esforço e quais