A besteirol Americano
●
●
●
●
Não basta ler apenas um livro sobre determinado assunto, mas sim vários pondo-os em relação uns com os outros e com o tema.
Não há um pleno acordo entre os estudiosos da área sobre suas regras.
É o nível de leitura mais difícil, porém também o mais recompensador. A leitura sintópica não é mais do que uma mistura inteligente daquilo que lemos, com as nossas experiências de vida e com toda a informação e conhecimento que acumulamos ao longo da mesma.
Os 5 Níveis da Leitura Sintópica:
1) Inspecção – voltamos à leitura inspecional, simplesmente porque é ela que te vai ajudar a escolher os dez ou vinte livros que precisa de ler de uma imensidão de obras que certamente existem sobre o mesmo tema. A partir daí é importante que identifique, de forma rápida e eficaz, quais as partes mais pertinentes ao assunto que pretendes focar.
2) Assimilação – segue-se a leitura analítica que te vai permitir identificar a linguagem (termos e palavras-chave) utilizada por cada autor, assimilando-a numa só linguagem que tanto pode ser a de um desses autores, como uma terminologia desenvolvida por ti.
3) Perguntas – agora é importante focar a procura das respostas para as tuas próprias perguntas, ao contrário da importância inicialmente dada aos problemas que o autor está a tentar resolver no seu livro.
Os 5 Níveis da Leitura Sintópica:
4) Assuntos – cada vez que fazes uma boa pergunta, expões um novo assunto e é por isso mesmo que os especialistas têm muitas vezes respostas diferentes e até contraditórias para a mesma questão.
Agora é precisamente aqui que está o ganho: quando conseguires perceber as múltiplas perspectivas de um único assunto, vais poder discutir inteligentemente o tema e definir as tuas próprias conclusões. Se forem muito distintas das opiniões das restantes pessoas, tanto melhor – aviva e prolonga a discussão!
5)Conversar – o aspecto mais importante da leitura sintópica não é descobrir a