A Bela Adormecida
O sono é um fator muito importante para a sua saúde. E a perda desses, pode causar mudanças nos genes acarretando diabetes, obesidades, doenças cardíaca a até mesmo afetar os sistemas imunológico e cognitivo.
Segundo a Folha de S. Paulo, uma experiência com roedores mostrou que o sono é essencial para limpar toxinas acumuladas no cérebro durante o dia. “Quando dormimos, células nervosas diminuem, abrindo espaço para fluidos fazerem, literalmente, uma lavagem cerebral” - A descoberta foi feita no laboratório de cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, que usaram uma técnica sofisticada de microscopia a laser para observar tecidos de animais vivos.
Um dos mais afetados pelos malefícios do sono está entre crianças e adolescentes. Estudos mostram que celulares e aparelhos eletrônicos nos momentos que já estão deitados para dormir podem desestimular o sono, quando na verdade esses jovens estimulam o cérebro a ficar acordado. No dia seguinte os deixando mais irritadiços, sem capacidade de se concentrar, com os reflexos lentos, depressivos e mal-humorados.
“Em geral, a necessidade diária de sono varia entre 7 horas e 9 horas, mas existem pessoas que precisam de horas a mais ou a menos.”, conta o neurologista Vinicius Vasconcelos Teodoro.
Para uma boa noite de sono recomendasse:
Tomar um banho quente; isso o ajudará a relaxar.
Procurar dormir sempre à mesma hora.
Estabelecer um ambiente relaxante na hora de dormir.
Dormir sem interrupções.
Antes de dormir, evitar alimentos e bebidas que contenham cafeína, assim como qualquer medicamento que tenha estimulante.
Não levar as preocupações para a cama.