A Bauhaus
As principais características da Bauhaus são:
União da arte e do artesanato
Uso de materiais inovadores (madeira, aço, vidro)
Funcionalidade dos produtos artísticos
Arquitetura e Urbanismo
Influência do construtivismo
2 Trecho extraído do Manifesto da Bauhaus (1919):
“Arquitetos, escultores, pintores, todos devemos retornar ao artesanato, pois não existe "arte profissional". Não há nenhuma diferença essencial entre artista e artesão, o artista é uma elevação do artesão, a graça divina, em raros momentos de luz que estão além de sua vontade, faz florescer inconscientemente obras de arte, entretanto, a base do "saber fazer" é indispensável para todo artista. Aí se encontra a fonte de criação artística”.
Arquitetura: A Casa de Vidro de Mies Van Der Rohe: Abolição da forma natural se opondo a tudo que não fosse arte pura. Grande utilização dos novos materiais, como vidro, aço, pré-fabricados de madeira e betão.
Escultura: O atelier de escultura iniciou-se em 1925 em Dessau com o mínimo de atividades — devido à falta de equipamento. Foi neste atelier que se utilizou primeiramente a Fotografia para “explorar a distorção, o reflexo e a rotação em corpos tridimensionais”.
Este aspecto seria mais tarde aplicado no campo do desenho da perspectiva e na produção de materiais publicitários.
Os símbolos mais importantes da arquitetura estavam no círculo, quadrado e triângulo e foram utilizadas cores primárias.
Pintura: Na pintura caracterizavam as cores chapadas e o cruzar de linhas, um traço sempre seco e