A ação do profissional de Serviço Social nas penitenciárias
O que é Serviço Social?
É uma profissão de homens e mulheres que trabalham para atender as necessidades sociais da população, defendendo os direitos básicos do cidadão. De caráter sociopolítico e crítico, se utiliza de instrumental científico multidisciplinar para intervenção nas desigualdades sociais. É uma profissão de nível superior e para exercê-la é necessário que o graduado apresente seu diploma no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do Estado onde pretende atuar profissionalmente.
QUAL O PAPEL DO SERVIÇO SOCIAL NAS PENITENCIARIAS?
A ação do Serviço Social visa facilitar para o sentenciado(a) rever seu papel enquanto ser humano, em relação à família e à sociedade; auxilia os sentenciados a analisar e refletir sobre o delito cometido, assim como sua conduta frente à sociedade, esclarecendo seus direitos e deveres, tentando buscar alternativas de ação para a reinserção dos mesmos. O papel do Assistente Social no processo de efetivação do cumprimento da pena é muito importante, pois é através deste que o apenado irá reinserir – se na comunidade, cumprindo a sua condenação. E ao Assistente Social compete, então, mediar à reflexão dos sujeitos apenados sobre seu papel na sociedade, seus direitos e deveres, o compromisso consigo mesmo e com a coletividade.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES NA PENITENCIARIA
Atendimento aos internos; Atendimento aos familiares; Atendimento aos empregadores; Elaboração de pareceres técnicos para Trabalho Extra Muros (TEM) e Visitas Periódicas ao Lar (VPL); Participação nas Comissões Técnicas de Classificação; Confecção de relatórios sociais; Coordenação das atividades dos Agentes Religiosos; Coordenação do processo de Visita Íntima; Encaminhamento de internos e seus familiares para recursos comunitários; Reuniões de equipe do serviço social; Reuniões interdisciplinares; Reuniões técnicas de supervisão para os profissionais de serviço