A avaliação escolar
A avaliação escolar do autor José Carlos Lisbâneo, é um texto que fala diretamente como a avaliação é aplicada, dos processos que se ocorrem até que este método seja aplicado, introduz o papel do professor e o envolvimento do aluno nesse processo, que vai além da transmissão e assimilação do conteúdo dado em sala de aula.
De acordo com a frase do professor Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre os dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Isso significa que o professor após as avaliações, observa como os alunos se saíram nas avaliações referentes ao que foi ministrado em todo o bimestre. Essa observação se aplica na analise das provas, exercícios, respostas dos alunos, realização de tarefas e etc. Com isso o professor pode verificar o nível com que os alunos se encontram, e assim iniciar novos conteúdos ou não.
O professor em sala de aula desempenha varias funções, como identificar progressos e dificuldades; transmitir conteúdo e fazer com que os alunos assimilem isso; e o controle, pois se deve ao professor o controle da ordem dentro de uma turma. Porem nos dias de hoje, essas funções dos professores se torna cada vez mais difícil, isso se deve ao grande numero de alunos em sala de aula. Quanto maior o numero de pessoas o professor tem que lhe dar, mais difícil fica de identificar os alunos que sentem dificuldades em seu conteúdo, e esses geralmente são os alunos que não assimilam o conteúdo e por fim, se prejudicam. Por outro lado, é muito fácil para o professor identificar os alunos que se destacam os que progridem, esses são os alunos que mais participam das aulas, realizam as tarefas, e se saem melhores nas avaliações.
Ainda é comum que a prova seja o único ato avaliativo para atribuição de notas. Assim esse momento se torna o mais importante parte do bimestre ou semestre, isso põem a prova o que o aluno conseguiu memorizar do que se foi