A Avaliação Educacional dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Cognitivo-Motor
A Avaliação Educacional dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Cognitivo-Motor
Outubro de 2013
ÍNDICE
Introdução
………………..……..1
Enquadramento Histórico e Legal da Educação Especial em Portugal
………………..……..3
Análise da Legislação
……………….………5
Tipos de Avaliação
……………..………..9
Sistema Internacional de Classificação, Incapacidade e Saúde (CIF)
……………………..14
Conclusão
.......................20
Bibliografia
………….………….21
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Estratégias de Avaliação, Intervenção em Problemas de Motricidade e Cognição cujo tema aborda a “ Avaliação Educacional dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Cognitivo-Motor”. Neste contexto, a comunidade educativa, nomeadamente, os docentes de educação especial têm sido confrontados com uma grande diversidade de legislação, que tem provocado profundas alterações às suas práticas e contribuído para um clima de insegurança o que, em muito, tem concorrido para que o debate da educação, na esfera pública, tenha grande relevância na sociedade portuguesa atual.
Nas últimas décadas tem-se assistido a grandes mudanças a nível político, económico e cultural cujas consequências se têm tornado visíveis ao nível das políticas públicas, mais concretamente, na área da educação. Também a recente recessão económico-financeira e o consequente aumento da procura pelos serviços sociais do Estado, foi respondido com a restrição de recursos para os mesmos, o que se tem traduzido em prejuízos no atendimento, em congestionamentos dos equipamentos e finalmente em perda de qualidade dos serviços prestados, tendo sido também negligenciada a educação especial.
Estas são as opiniões que circulam pelo espaço público, daqueles que consideram que o neoliberalismo do Estado está a afastá-lo da sua missão social e a