a avaliaçao e suas implicaçoes no fracasso /sucesso
CAMPUS - PETROLINA
CURSO: PEDAGOGIA - VII PERÍODO
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
PROFESSORA: MARIA AUXILIADORA GOMES SOUZA
ALUNAS: CRISMAIRA FEITOSA / MÁRJORIE DINIZ
RESUMO ANALÍTICO
AVALIAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES NO FRACAÇO/SUCESSO
Autor: Regina Leite Garcia
A avaliação escolar como verificação de aprendizagem, está isolada do restante do processo educativo da escola. Portanto o texto aborda a avaliação como tema principal, analisando que o mesmo deve ser constante no cotidiano da educação, e não aquela avaliação marcada para uma determinada data ou momento em uma sala de aula, o aluno deve ser avaliado atodo instante dentro e fora da sala de aula, porque muitas vezes o aluno vai bem nas aulas mas quando fala que o assunto é avaliação (ou seja, a prova única), a criança entra em desequilíbrio e não consegue ter um rendimento satisfatório. Também, é necessário avaliar não apenas o conteúdo, mas também o comportamento, assiduidade, pontualidade e participação das aulas e das tarefas propostas ao mesmo.
A autora Regina Leite Garcia faz uma narração epistemológica do conceito de avaliação e discute as ideias de pesquisadores que possuem um novo pensamento sobre o avaliar. Muitas vezes a escola apresenta apenas conteúdo teórico, o que dificulta a assimilação doconteúdo ministrado em sala de aula, pois tem aluno que absorve bem a matéria apresentada apenas teórica, mas existem alunos que necessitam de aplicação prática do conteúdo apresentado pelo professor, e com isso, há uma disparidade no conceito de notas, porque o aluno que consegue assimilar apenas através da teoria, tem um rendimento superior ao aluno que depende exclusivamente da prática para absorver o conteúdo.
A mesma tem como objetivo descrever o termo avaliação e as consequências que ela trás para a vida do aluno quando não é aplicada de forma bem ordenada. Em seu ponto de vista deve ser verificado as atitudes do professor em sala de aula (o perfil