A Autoridade da Bíblia
CREDENCIADA PELO MEC/SESU – PORTARIA Nº 2.821/2002
NÚCLEO DE GRADUÇÃO EM TEOLOGIA
Av. Dr. Argeu Gurgel Braga Herbster, 960 - Outra Banda - Fone: (85) 3402.2950
Maranguape – Ceará
______________________________________________________________________
DISCIPLINA: Introdução à Bíblia CREDITOS: Quatro
INSTITUIÇÃO: Faculdade Kurios CURSO: Bacharel em Teologia
PERÍODO: Maio de 2013 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS
PROFESSOR: Marcelino Bento da Silva DATA: 31/05/2013
ALUNO: DANIEL NIEMEYER GOMES
RESUMO DO LIVRO: A AUTORIDADE DA BÍBLIA
AUTOR: GOTTFRIED BRAKEMEIER
Falar da autoridade da Bíblia segundo o autor Brakemeier é pisar em terreno acidentado, cheio de pedras de tropeço, desníveis e buracos, podendo causar alguns tombos. Não que a autoridade da Bíblia seja questionada, mas é que as maneiras de entender variam e não raro conflitam e produzem divisões. Exigem a discussão e a busca de consenso.
A Bíblia é um livro fantástico! Ela não se satisfaz em ser simples objeto de estudo, quer ser parceira ativa em um processo de aprendizagem em que Deus e o mundo estão em jogo.
A bíblia não é propriedade particular de nenhuma denominação, embora deva ser atribuído o papel que lhe se atribui. Isso não de forma autoritária, excludente, e, sim, dialógica. E o argumento é que deve prevalecer, também e justamente quando ocorrer dissensos
A palavra bíblia é de origem Grega e significa em tradução literal “livros” (2 Tm 4:13), e designa aquela coleção de escritos que constitui as Sagradas Escrituras da cristandade sendo dividida em 39 livros do Velho Testamento e 27 do Novo Testamento. Não há comunidade cristã sem bíblia! A Fé que se fundamenta Jesus Cristo tem natureza bíblica.
A Bíblia é seguramente um dos