A auditoria e sua relação com o crescimento econômico e social do país.
Aluno: Leonardo Ferreira Koscky
Disciplina: Auditoria
Turma: BBAUEAD T0007 1210
Introdução
“A Auditoria Contábil tem como função a manifestação de uma opinião sobre as Demonstrações Contábeis da organização, e foi criada para fornecer informações seguras, transparentes e relevantes para o desenvolvimento das atividades da empresa, com a intenção de fornecer uma opinião imparcial, fundamentada em normas, princípios e testes realizados, garantindo a continuidade da entidade. O exame de Auditoria em uma organização deve seguir normas e observar se as informações evidenciadas por documentos, livros, registros estão corretas, oferecendo orientações e também dando a conhecer a realidade da empresa.” (MENEGUSSI, Elires Marinho de Melo; IANESKO, José Augusto, 2007).
Como já estudamos nos módulos anteriores, a Auditoria é de fundamental importância para as empresas, onde fornece um relato transparente e seguro sobre a atual situação da mesma.
Mas como a auditoria poderia ajudar no desenvolvimento social e econômico do país?
Hoje em dia, o trabalho da auditoria tem sido fiscalizado e regulamentado com mais rigor, em função de problemas apresentados no passado devido à incorreta mensuração acerca da crise mundial de 2008. Para que se resguarde o trabalho transparente e confiável dos auditores, várias leis e regulamentações foram lançadas, o que cria um ambiente mais seguro e que permite planejar o futuro da atividade no país.
Apesar de sua freqüente utilização nos sistemas financeiros das empresas, hoje existem também auditorias voltadas para o meio ambiente, fiscalizando os meios energéticos e as normas ambientais criadas para as empresas, tais como a ISO.
Este trabalho tem como objetivo, tentar explanar acerca de como a auditoria pode ajudar no crescimento econômico do país e em seu desenvolvimento social.
Contribuição da auditoria para o desenvolvimento social e