Critérios de Excelência Susep
CAMPINAS – SP
2014
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA
Liderança
Este critério examina o sistema de liderança da organização e o comprometimento pessoal dos membros da Direção no estabelecimento, disseminação e atualização de valores e princípios organizacionais que promovam a cultura da excelência, considerando as necessidades de todas as partes interessadas. Examina como é implementada a governança, como é analisado o desempenho da organização e como são implementadas as práticas voltadas para assegurar a consolidação do aprendizado organizacional.
“A Auditoria Interna consta como órgão seccional, sendo estabelecidas as competências para realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, de execução orçamentária, de pessoal e demais sistemas administrativos; realizar auditorias nos sistemas, processos e rotinas da Susep; e propor ao Conselho Diretor a adoção de medidas necessárias ao aperfeiçoamento do funcionamento das unidades administrativas da Susep.”
No contexto do trecho acima, observamos o critério Liderança. Este critério é o 1º entre os 8 critérios de excelência, sendo que subdivide-se em 4 itens, são eles:
Cultura Organizacional e desenvolvimento da gestão;
Governança
Levantamento de interesses e exercício da liderança;
Analise do desempenho da organização.
A auditoria interna deve ser uma função contínua, ela tem como objetivo garantir a qualidade de seus processos, e preservar a continuidade dos processos para que a continuidade da organização possa proceder.
Com a auditoria interna é possível que seus gestores possam observar os pontos em que os processos podem ser melhorados, e a diminuição das falhas possam ser corrigidas.
Cabe à administração da organização, verificar a necessidade de uma auditoria interna para que a verificação do cumprimento dos planejamentos estratégicos e operacionais averiguando o cumprimento dos mesmos e consequentemente o cumprimento