a atuação estratégica da aréa de recursos humanos
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, há uma discussão sobre a necessidade de mudança do papel das pessoas nas organizações, especialmente por parte dos profissionais de gestão de pessoas. Na “moderna gestão de pessoas”, os indivíduos não são mais vistos como mero “recurso” ou “patrimônio” da organização, mas com “parceiro” ou colaborador no alcance dos resultados organizacionais. O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de profissionais de gestão de pessoas das empresas SANTO ANTÔNIO ENERGIA S.A e LORENTUR – Lorenço Turismo e Locação de Veículos.
A pesquisa caracterizou-se como exploratória e descritiva, sendo um estudo predominantemente qualitativo. A população da pesquisa compreendeu profissionais de organizações do setor de turismo e indústria/geração de energia. Os resultados da pesquisa permitem demonstrar que os profissionais de recursos humanos das organizações pesquisadas percebem a sua área como de relevância estratégica para todo o funcionamento organizacional, à medida que trata das questões dos clientes internos e consumidores. Porém, também revelaram que esse papel estratégico ainda é pouco reconhecido pelos gestores das organizações, sejam elas do setor de turismo ou da indústria/geração de energia.
2 a ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
2.1 QUALIFICAÇÃO DAS EMPRESAS PESQUISADAS:
2.2 PROCESSO DE RECRUTAMENTO - REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
A Santo Antonio Energia S.A, por sua vez, cada gestor responsabiliza-se pelo recrutamento dos profissionais necessários para sua área. O RH apóia quando solicitado, quanto à seleção de currículos e entrevistas. A Santo Antonio Energia S.A, tem preferência por fazer sua seleção através de recrutamento interno, que é divulgado por meio de intranet, não havendo possibilidade de preenchimento de vaga,