A atuação dos fungos
SUMÁRIO 2
1.INTRODUÇÃO 3
2.FUNGOS 4
3.CARACTERÍSTICAS GERAIS 4
4.REPRODUÇÃO DOS FUNGOS 8
5.METABOLISMO 12
6.CLASSIFICAÇÃO DOS FUNGOS 14
7.DIVISÃO ZYGOMYCOTA 14
8.DIVISÃO ASCOMYCOTA 14
9.DIVISÃO BASIDIOMYCOTA 15
10.DlVISÃO DEUTEROMYCOTA 15
11.APLICAÇÃO PRÁTICA 16
12.CRESCIMENTO DE BOLORES 16
13.CONCLUSÃO 17
14.BIBLIOGRAFIA 18
1. INTRODUÇÃO
Os fungos são organismos ecologicamente importantes, atuando como decompositores e parasitas. Alguns fungos são usados na cadeia alimentar humana, porque decompõem vegetais mortos, e reciclando elementos vitais.
Geralmente eucariontes heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares, possuem parede celular feita por quitina, por isso crescem sobre substratos variados, exemplo, couro, papel, madeira e alimento, como pão, queijo, carne.
A identificação de um fungo pluricelular, em um bolor preto de pão, é apenas a parte de seu organismo. Há varias formações estruturadas tubulares filamentosas chamadas Hifas contêm paredes cruzadas denominadas septos, que passa a dividir a hifas em distintas unidades celulares contendo apenas um núcleo em cada, essas hifas são chamadas septadas. Em outras classes de fungos as Hifas não contem septos, apresentando outras células longas e continua com muitos núcleos. Esse tipo de hifas é classificado por cenocíticas. As hifas desenvolvem alongamentos das extremidades. Cada membro de uma hifa é capaz de crescer e todo fragmento pode se distender para formação de uma nova hifa.
O conjunto das Hifas constitui o Micélio. A amostra aérea dos fungos pluricelulares é composta por hifas que se diferenciam em estruturas reprodutoras, os corpos de frutificação, em que se formam os esporos.
Neste trabalho apresentamos um estudo sobre o caso, mostrando passo a passo de como o fungo age em um pão.
2. FUNGOS
Imagem de microscopia de varredura eletrônica (cores adicionadas) de micélio fúngico com as hifas (verde), esporângio (laranja) e esporos