Fungos
Introdução:
Este trabalho foi proposto pela professora, na aula prática realizada pelos alunos. Neste relatório temos como foco: mostrar a importância dos fungos; fungos patogênicos (que causam doenças); fungos utilizados na fermentação (exemplo utilizado é o Saccharomyces Cerevisiae) entre outros, e a visualização de diferentes tipos de fungos. Durante todo o trabalho utilizamos de conhecimentos prévios sobre os fungos, produções teóricas, e demos mais ênfase nas pesquisas utilizando o livro. Propuseram-nos um experimento no laboratório de Biologia, no qual adicionamos um pouco de açúcar em uma mistura de meio copo de água quente com água gelada, para obtê-la morna, e meio pacote de fermento (aproximadamente cinco gramas). Colocamos tudo dentro de uma garrafa e a lacramos com uma bexiga vazia.
Esperamos o fermento agir, sabemos que ele precisa se alimentar de algum nutriente por isso colocamos o açúcar como fonte de nutriente. Acompanhe ao longo desse trabalho o processo de nossa experiência, logo no desenvolvimento entenderá melhor o que fizemos.
Desenvolvimento:
As leveduras, como os mofos e cogumelos, são fungos. Obtêm características unicelulares. A palavra levedura tem origem no termo latino levare que se dar como sentido de crescer.
As células simples, as leveduras crescem e se reproduzem mais rapidamente do que os bolores, pois são mais eficientes na realização de alterações químicas, devido a sua maior relação de área e volume.
As leveduras elas são diferentes do que das algas, pois não fazem a fotossíntese, e não são protozoários, pois possuem uma parede celular rígida, formada de quitina.
Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos, como o champignon e o shitake. No processo de fabricação do pão os fungos que são utilizados são as leveduras (Saccharomyces