Relatorio pratica bioquimica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
DEGRADAÇÃO DO CORANTE
HIDRÓLISE DO AMIDO
HIDRÓLISE COM AMILASE SALIVAR
Caxias do Sul - RS
30 de Março de 2012
INTRODUÇÃO
Uma das formas de perceber a atuação de organismos vivos no tratamento de efluentes é através da degradação de corantes por fungos. Atualmente, devido às exigências de tratamentos eficientes, novas tecnologias, que buscam um tratamento mais adequado, considerando custos, tempo e eficiência dos processos existentes na reciclagem e eliminação da toxicidade, vêm ganhando mais importância. E, os caminhos atuais da biotecnologia indicam que fungos são muito eficientes na degradação de grande variedade de compostos e corantes, com alto potencial de ação na recuperação de ambientes contaminados.
Para termos uma ideia de como se dá a atuação desses fungos, realizamos um experimento, que foi a degradação do corante pelo fungo Pleurotus sajor-caju. Todos sabem da importância das enzimas, elas atuam no processo de digestão, e absorção de alimentos, atuam na construção de enzimas maiores, na desintoxicação do corpo, na defesa do organismo, contribuem para o crescimento, agem sobre o equilíbrio hormonal, entre outros. E, para que o nosso organismo realize adequadamente todas as funções citadas é fundamental manter equilibrados os níveis enzimáticos em nosso corpo.
Com o intuito de perceber essa ação enzimática, fomos ao laboratório para realizar mais outros dois experimentos relacionados com enzimas, mais especificamente com a amilase salivar, foram os tais experimentos; primeiro o teste de hidrólise do amido e, depois, também o teste de hidrólise com amilase salivar.
OBJETIVOS
Fizemos estes três experimentos visando os seguintes objetivos:
No teste da degradação do corante pelo fungo Pleurotus sajor-caju, nosso objetivo principal foi verificar o potencial de descoloração do