a atuação do assistente Social
1 JUSTIFICATIVA
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos socioculturais e econômicos, que reduzem a eficácia dos programas de prestação de serviços no setor, que seja ao nível de promoção, proteção e ou recuperação da saúde.
A atenção à saúde não esta centrada apenas sob o enfoque medico, mas nas diferentes intervenções cujas praticas enfocam a prevenção. É no confronto entre o direito do usuário e as normas institucionais que o profissional intervém para assegurar o cumprimento deste direito que é expressão mínima de outros grandes embates que o profissional enfrenta no Setor de Saúde.
Este tema tem como principal foco mostrar à importância do Assistente Social no amparo e no apoio a família do paciente durante seu quadro e após o seu óbito. Bem como aprimorar os conhecimentos obtidos durante a busca por informações referentes à pesquisa que estará sendo feita.
2 PROBLEMA
Como o Assistente Social atua junto à família do paciente em estado terminal no Hospital Couto Maia?
3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL Compreender como age o Assistente Social no atendimento à família do paciente em estado terminal.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, grupos e a população.
Orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
Elaborar politicas sociais junto a órgãos da administração publica direta ou indireta, empresas entidades e organizações populares.
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O Assistente Social atua se disponibilizando ao paciente e aos seus familiares, buscando conhecer suas reais necessidades e procurando assegurar os