ATUACAO DO ASSISTENTE SOCIAL
MARIA GOES SANTOS OLIVEIRA1
RESUMO
Este artigo tem como finalidade discutir as questões sociais relacionadas aos idosos no Município de Pedrinhas é preciso entender qual seu verdadeiro papel ante o trabalho do assistente social que se reveste de uma enorme importância na sociedade. E ainda levantar as questões de como o assistente social é “O” mediador do poder institucional e a sociedade em geral. O objetivo deste trabalho é identificar o papel do CRAS e da família na vida da pessoa idosa, e ainda como é trabalhada a questão social, que desde muito tempo é encarada pela própria sociedade como responsabilidade tão e somente do governo. Para isso foram criados os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, que é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que deve agir principalmente no cuidado e no bem estar da família, de forma asistencializada.
PALAVRAS CHAVE: IDOSO; FAMÍLIA; ASSISTENTE SOCIAL; SOCIEDADE; POLÍTICA PÚBLICA
INTRODUÇÃO
Para discutir as questões sociais relacionadas aos idosos no Município de Pedrinhas é preciso entender qual seu verdadeiro papel ante o trabalho do assistente social que se reveste de uma enorme importância na sociedade. A sua polivalência de conhecimentos permite-lhe uma atuação a todos os níveis, sociais, culturais. O assistente social é “O” mediador do poder institucional e a sociedade em geral. O A.S2. tem a capacidade de se adaptar ás múltiplas culturas instaladas na sociedade. Implementas solução mediante as enumeras etnias, deve consubstanciar as soluções consoante a cultura de caso, de grupo ou comunidade ou comunitário.
Os problemas que assolam nossas vidas, de desemprego a seqüestros, de secas a violência, provocam diversos desajustes na conjuntura político-social do Brasil. Tais problemas são encarados como questões sociais.