Atuação do assistente social
O assistente social é um profissional que atua em diferentes políticas públicas sociais presentes na sociedade que apresentam as problemáticas, como a violência doméstica, miséria, alcoolismo, dependência química, desemprego. A assistência social visa proteção social ao cidadão e a família atua para garantir seus direitos.
Iremos falar sobre a violência doméstica contra as mulheres que acontece em todo o mundo, esse tipo de violência encontra-se presente em diversas classes sociais, a mulher geralmente mantém uma relação íntima com o agressor, principalmente aqui no Brasil, é um dos problemas que mais preocupam as brasileiras, essa problemática vem sendo discutido por várias profissões que junto com o assistente social atuam com essa questão, levantando debates nas sociedades modernas. A violência contra as mulheres muitas vezes acontece dentro de seu lar, pois a própria criação cultural construída entre homens e mulheres, o papel na sociedade onde o homem considerado o chefe da família sai para trabalhar e ganhar o sustento e a mulher fica em casa para os serviços domésticos e cuidar do lar. Os homens são criados para se imporem como dominantes, cobrados para exercer este papel que foi socialmente construído desde a infância até no seu campo de trabalho. Infelizmente as regras sociais e culturais estabelecida pela sociedade determina a criação da instituição como a família, dentro dos lares as mulheres e crianças escondem a violência doméstica que sofrem e ficam amedrontados, calados sem denunciar isso impede que os agressores serem punidos.
A questão de gênero acaba estabelecendo diferenças sociais, econômicas, culturais, a mulher na sociedade é discriminada considerada como sexo “frágil”, é submetido a todo o tipo de abuso. Segundo Bourdieu (2005):
[...] o homem tem instituído de forma cultural ou através de leis historicamente construídas a definição de um ser viril, e deve se internalizar o que o mundo masculino considera