nops
Armazenamento
Prepare um local na obra para armazenar as telhas até a sua utilização. Escolha um lugar plano, nivelado e preparado com uma camada de areia para que as telhas estocadas não sujem em contato com a terra ou o barro.
As telhas devem ser empilhadas de acordo com a foto ao lado, com altura máxima de 3 unidades. A parte superior das telhas (onde existe o pré-furo) deve ficar voltada para baixo. Montagem do Telhado
Sugestão de Madeiramento
O dimensionamento da estrutura deve ser feito por profissional habilitado (lembre-se de que o peso do metro quadrado das telhas
Tégula é inferior ao da maioria das telhas residenciais). Para calcular a inclinação mínima do telhado veja o item “Normas para Projeto”, neste folheto.
Sugestão para o madeiramento do telhado Tégula – bitolas e espaçamentos: • Ripas (ou sarrafos) — 5 cm x 2 cm, com galga máxima de 32 cm;
• Caibros — 5 cm x 6 cm, com espaçamento de 50 a 60 cm;
• Terças — espaçamento máximo de 1,50 m (sua bitola varia em função do espaçamento das tesouras).
As tesouras, pontaletes e outros elementos estruturais deverão ser dimensionados por profissional habilitado.
Atenção: Este folheto técnico só tem validade para as Telhas de 10,4 peças/m², essas instruções de montagem não se aplicam para a Telha Big de 7,5 peças/m².
Galga Inicial
A primeira ripa ou testeira (1) é sempre 2 cm mais alta que as demais ripas, para que todas as telhas tenham a mesma inclinação. Somente a galga inicial mede 29 cm, da face superior da segunda ripa (2) até a face inferior da testeira (1).
Ripa de Cumeeira
A distância entre a ripa da cumeeira (3) e o eixo deve ser de 2 cm, proporcionando um recobrimento adequado da linha de cumeeira.
Galga
É a distância máxima entre as faces superiores de 2 sarrafos. Para as telhas Tégula a galga vai até 32 cm
(nunca utilize uma distância maior).
Cálculo da Galga Intermediária