De Cara Suja
A obra fala um pouco sobre esse mundo das drogas ao contar a história de Carlos, um adolescente de classe média que percebe que a cada dia que se passa ele está deixando de viver para consumir drogas. O livro mostra a realidade das pessoas que vivem nesse mundo, os efeitos das drogas sobre a mente dos usuários, as situações perigosas nas quais se envolvem e também a sua luta para largar o vício.
Resumo
A história se passa em São Luís do Maranhão, no fim da década de 60. Carlos estava na Praça da Alegria conversando com alguns de seus amigos quando Louro chega na praça e conta para o grupo que Brequista, um colega de Louro, tinha passado muito mal na noite anterior devido ao uso exagerado de drogas, descobrindo depois que ele tinha sido internado em uma clínica de reabilitação. As horas se passaram e já era quase meio-dia, a Praça da Alegria estava ficando cheia e como os amigos não poderiam mais usar drogas nessas condições eles foram para a Praça Gonçalves Dias e lá ficaram até que a mãe do Louro chegou e o levou para casa, causando a dispersão do grupo algum tempo depois.
Algum tempo depois Carlos foi assistir a um jogo de futebol com um de seus amigos, Hélio. Após o jogo os dois se dirigiram para um bar, onde Hélio mostrou para Carlos que ele tinha levado uma trouxa