A ATUAÇÃO DA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO - UNCTAD NO CENÁRIO INTERNACIONAL
Mônica Gonçalves da Cunha Castro
RESUMO:
Este artigo examina a atuação da UNCTAD - Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento, no contexto internacional e sua importância para os países em desenvolvimento.
Palavras-chave: organizações internacionais, UNCTAD, ONU
ABSTRACT:
This article examines the performance of UNCTAD – Unites Nations Conference on Trading and Development, in the international context and its relevance to the developing countries.
Keywords: international organization, UNCTAD, UN
SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. As organizações internacionais. 2.1. Classificação das Organizações Internacionais. 2.2. A Organização das Nações Unidas – ONU. 2.3. A Carta das Nações Unidas (1945). 2.4. A Assembléia Geral da ONU. 3. A UNCTAD e o G-77. 4. A história da UNCTAD. 5. Conclusão. 6. Bibliografia
1. INTRODUÇÃO
Dentre os elementos mais relevantes e estudados do atual direito internacional, podemos mencionar a progressiva influência das organizações internacionais na busca de soluções e no desenvolvimento de determinados setores.
Atualmente, os países têm buscado o desenvolvimento econômico executando programas de desregulamentação e liberalização econômica, tais como o livre comércio, a abertura para investimentos estrangeiros e a políticas cambiais. Desta forma, os Estados têm aumentado a integração e a interdependência por meio do comércio, pela flutuação do capital global e pela internacionalização do processo de produção. Em acréscimo ao processo de integração econômico atual, outras formas de interação social, política e cultural têm ocorrido com uma intensidade maior. Estas mudanças têm levado ao aumento da cooperação e integração regional e internacional, por meio de tratados e grupos de estudos institucionais, como a UNCTAD, por exemplo. A esta totalidade de mudanças sócio-políticas e econômicas tem-se