UNCTAD
1. RESUMO
A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) foi estabelecida em 1964, em Genebra e objetiva coordenar as políticas relacionadas com países subdesenvolvidos. Para tal finalidade dedica-se a negociar com os países desenvolvidos na redução de obstáculos tarifários e não-tarifários ao comércio de produtos originários de países subdesenvolvidos (UNCTAD, 2012).
2. INTRODUÇÃO
A UNCTAD foi instituída pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1964 e é considerado o ponto focal do Sistema da ONU no tratamento integrado das questões de comércio e desenvolvimento, e de temas conexos, como finanças, tecnologia, investimentos e empreendedorismo. Sua evolução foi baseada em conhecimento autoritário e tem como foco particular assegurar que as políticas nacionais e a ação internacional se apóiem mutuamente em trazer o desenvolvimento sustentável. Seu principal objetivo é apoiar os países em desenvolvimento à melhor se beneficiarem das oportunidades oriundas do comércio e do investimento internacional (UNCTAD, 2012).
3. OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é fazer um estudo baseado na situação e perspectivas da economia mundial com uma visão através da UNCTAD que adverte contra uma nova recessão global. Os objetivos específicos são identificar a ação da UNCTAD para convencer os países envolvidos no comércio internacional a reduzirem ou eliminarem as barreiras ao comércio entre as nações, de modo que, crie melhores possibilidades de desenvolvimento global.
4. METODOLOGIA
Os Métodos de Procedimento utilizados no desenvolvimento desta pesquisa foram o método histórico, utilizado para o levantamento de informações quanto à atuação e intermediação da UNCTAD no cenário global. Esta análise possibilita a identificação da lógica de seu desenvolvimento, o seu comportamento através do tempo e as perspectivas para o futuro. Outro método de pesquisa