A Atividade F Sica Na Inf Ncia
Um dado que tem preocupado muito os médicos, são os altos índices de obesidade infantil, sabemos que isso está totalmente relacionada com o tipo de vida que nossas crianças possuem: uma vida trancada em seus quartos, manuseando aparelhos eletrônicos e comendo comidas industrializadas e com alto teor de gordura, sódio e afins, mas entre essas crianças, quantas fazem algum tipo de atividade física?
Durante muito tempo se discutiu sobre a introdução das crianças em atividades que movimentassem o corpo, e realmente alguns pais chegaram a torcer ao pensar em seus filhos fazendo qualquer tipo de atividade física na infância. Bobeira, ela é muito importante, principalmente nessa época quando nos movimentamos tão pouco.
Especialistas afirmam através de estudos, que crianças acima de dois anos podem praticar atividade física, claro que inicialmente a mesma é apenas uma forma de ampliar as brincadeiras e de acordo com o tempo ir inserindo a criança em atividades regulares. Após os sete anos, quando a criança começa a adquirir o que chamamos de maturidade psicomotora é interessante inserir a criança em diversas modalidades, para que ele escolha algo que lhe agrade, tudo sem pressão.
A pratica de atividades físicas em grupo, como futebol, handebol, basquete, auxilia no sentido de cooperação, já as mais individuais como judô, karatê, entre outras, auxiliam no equilíbrio emocional, ambos os benefícios essenciais para a formação de caráter de uma criança.
Trouxemos para vocês as melhores atividades físicas de acordo com cada faixa etária:
Lactentes: Embora muito jovem, nessa época é importante que a criança seja estimulada para se arrastar, brincar, engatinhar, evite andadoras e não deixe seu filho(a) em cercados, nessa fase que a criança começa a desenvolver resistência.
De 1 a 3 anos: Recomenda-se 30 minutos de atividade física planejada (obviamente com acompanhamento do pediatra) e 60 minutos de brincadeiras recreativas ao ar livre, e