Question Rio Metodologia
1- Ocorreram transformações tão radicais, a fim de perceber que elas não se desligam de outros acontecimentos igualmente marcantes: emergência da nova classe dos burgueses, desenvolvimento da economia capitalista, Revolução Comercial, Renascimento das artes, das letras e da filosofia.
2- O conhecimento científico é conquista relativamente recente da humanidade A Revolução Científica do século 17 marca a autonomia da ciência, a partir do momento que ela busca seu próprio método, desligado da reflexão filosófica.
3- Os novos tempos são marcados pelo racionalismo, que se caracteriza pela valorização da razão enquanto instrumento de conhecimento que dispensa o critério da autoridade e o da revelação. Chamamos de secularização ou laicização do pensamento a preocupação em se desligar das justificativas feitas pela religião, que exigem adesão pela crença, para só aceitar as verdades resultantes da investigação da razão mediante demonstração. Daí a intensa preocupação com o método.
4- A principal contribuição de Galileu ao desenvolvimento da ciência moderna está precisamente na combinação do uso da linguagem matemática na construção das teorias, o que lhes dá maior rigor e precisão, com o recurso aos experimentos que permitem comprovar empiricamente as hipóteses científicas.
5- No século 18 Lavoisier torna a química uma ciência de medidas precisas; o século 19 foi o do desenvolvimento das ciências biológicas e da medicina, destacando-se o trabalho de Claude Bernard com a fisiologia e o de Darwin com a teoria da evolução das espécies.
6- Chamamos ciências humanas aquelas que têm por objeto de estudo o próprio homem (psicologia, sociologia, história, geografia humana, economia, antropologia,lingüística etc.). Com o desenvolvimento das ciências da natureza, desejou-se estender o rigor do método também aos assuntos referentes ao homem, assuntos estes que sempre foram objeto da filosofia.
7- a)O homem é o próprio objeto de conhecimento, o que