ORIENTA ES QUANTO PRATICA DE ATIVIDADE F SICA NA INF NCIA E NA ADOLESC NCIA

1117 palavras 5 páginas
ORIENTAÇÕES QUANTO À PRATICA DE ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E NA ADOLESCÊNCIA

Está bem estabelecido que a realização regular e contínua de atividade física é benéfica a indivíduos em qualquer faixa etária e previne contra doenças crônicas, como hipertensão arterial sistêmica, obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Os impactos positivos de tal exercitação estendem-se aos vários sistemas do corpo humano e os efeitos mais impactantes na qualidade de vida referem-se aos sistemas cardiovascular, respiratório e osteomuscular. Em relação ao sistema cardiovascular, há aumento da força de contração e redução da freqüência cardíaca, com melhor condicionamento da musculatura estriada cardíaca. Esse efeito se soma ao maior retorno venoso e linfático proporcionado pela contração muscular, potencializando a irrigação de periféricos.
No sistema respiratório observa-se expansibilidade torácica, enquanto no sistema esquelético, o aumento do tônus acarreta melhora da postura, além de otimizar o processo de deposição de matriz óssea.
A intensidade e freqüência da atividade física a ser desenvolvida dependem do objetivo do indivíduo. No caso de um atleta, deve-se obter o melhor rendimento, sem que haja danos físicos ou psíquicos ou agravamento de quadros patológicos. Para as demais pessoas, a exercitação física não precisa ser tão intensa, entretanto, em todos os casos, deve ser contínua (durante toda a vida), ainda que a modalidade e intensidade sejam variáveis.
A exercitação física deve ser estimulada já na infância. Segundo Ronque e cols., a prática sistemática de atividade física na infância e adolescência aumenta a aptidão física e reduz o risco de doenças crônicas e disfunções metabólicas em idade precoce. Além disso, o estilo de vida aprendido durante essas fases parece influenciar os hábitos de toda a vida, inclusive o comportamento em relação à exercitação física.
No caso de crianças e adolescentes, a atividade física merece considerações especiais. Durante essas

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas