A ASSISTENCIA SOCIAL DO CRAS E CREAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem o objetivo de realizar uma pesquisa sobre o Município do Ipojuca dando ênfase a Assistência social.
Hoje, a assistência Social conta com sua Lei Orgânica específica (Lei 8.742 de 07/12/93), a LOAS.
A LOAS introduz uma nova forma de discutir a questão da Assistência Social, substituindo a visão centrada na caridade e no favor.
Historicamente, a assistência social tem sido vista como uma ação tradicionalmente paternalista e clientelista do poder público, associada às primeiras Damas, com um caráter de "benesse", transformando o usuário na condição de "assistido", "favorecido" e nunca como cidadão, usuário de um serviço a que tem direito.
Da mesma forma confundia-se a assistência social com a caridade da igreja, com a ajuda aos pobres e necessitados.
A assistência social deve ser entendida como um mecanismo de distribuição de todas as políticas. Mais do que isso, é um mecanismo de deselitização e conseqüente democratização das políticas sociais. A assistência social tem um corte horizontal, isto é, atua no nível de todas as necessidades de reprodução social dos cidadãos excluídos, enquanto as demais políticas sociais têm um corte setorial (educação, saúde).
Em outras palavras, é possível dizer que à assistência social compete processar a distribuição das demais políticas sociais e também avançar no reconhecimento dos direitos sociais dos excluídos brasileiros. Assim, a LOAS inova ao conferir à assistência social o status de política pública, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva que prove os mínimos sociais.
.
2- DESENVOLVIMENTO
Ipojuca é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertencente à Mesorregião Metropolitana do Recife e à Microrregião de Suape. É um dos integrantes da Região Metropolitana do