Cinesiologia do Handbol
1040 palavras
5 páginas
Handebol na práticaEstes são os músculos e as articulações do corpo humano que são mais exigidos aos praticantes de Handebol.
Os músculos inferiores: quadríceps, glúteos, tibial anterior e a panturrilha são exigidos o tempo todo em treinamentos e jogos de handebol, pois é devido a eles que ocorre toda a movimentação das pernas, corridas rápida e lentas, mudanças de direção, paradas bruscas e coordenação motora (três passos, saltos, entre outros).
Já os músculos superiores: peitorais, deltóides, tríceps, rotatores de ombros, flexores de punho são os músculos que irão realizar os arremessos, giros de braços, passes e, ou, recepções.
Como podemos perceber, quase todas as articulações do corpo humano são utilizadas pelos praticantes de Handebol, são elas: articulações de joelhos, quadril, tornozelos, ombros, cotovelos e punhos.
Os músculos abdominais e vertebrais são necessários para a sustentação e equilíbrio do corpo humano e por isso são importantíssimos não só para o Handebol quanto para qualquer modalidade esportiva.
Fundamentos do Handebol
Arremesso - é a ação de enviar a bola em direção ao gol adversário, aplicando um forte impulso (força) na mesma, para dificultar a ação do goleiro, procurando que ela adentre ao gol, tendo como objetivo, assim, a marcação de um gol.
Vôlei
Na fase de impulsão, a ação muscular passa a ser concêntrica, e os movimentos solicitados são a extensão de quadril, joelho e flexão plantar. Na extensão do quadril, os músculos agonistas são o Glúteo Máximo, Semitendinoso, semimembranoso e o cabeça longo do bíceps da coxa. O Quadríceps será o agonista na extensão do joelho, tendo os posteriores da coxa como antagonista. Para realizar a flexão plantar, o Tríceps sural (Gastrocnêmio médio, Gastrocnêmio lateral e o Sóleo) é o responsável principal do movimento, e o Tibial anterior é o antagonista.
O saque e o ataque possuem semelhanças na fase do vôo, pois em seus movimentos de