A Ascensao Do Dinheiro
Após demonstrar os tipos de capitais, Ferguson explica o surgimento do comércio de capitais com a criação da primeira bolsa de valores na Holanda. De acordo com o autor a criação da bolsa pôdefinanciar as navegações e as guerras das quais os flamengos participaram.
Explicado o surgimento das bolsas de valores e como essas financiavam os projetos econômicos dos Estados, o autor viaja até os anos pré-Revolução Francesa e explica a criação da primeira bolha especulativa, engendrada por John Law na França, e sua influência indireta nos fatos que geraram a Revolução.
Ferguson fala de como a criação de crédito é importante para o desenvolvimento econômico, defendendo as políticas econômicas de Pinochet influenciado pelos “meninos de Chicago” e como as propriedades são utilizadas como garantia para os credores.
Finalizando, o autor explicita as relações comerciais entre Estados Unidos e China e cria o neologismo “Chiméria”. Após esta explicação, prevê que estamos caminhando para a terceira grande crise econômica, tendo sido a de 1929 a primeira e a de 1973 a segunda.
4. Posicionamento Crítico
Como Tristram Hunt disse na sua resenha crítica para o The Observer:
“Sozinho entre os modernos historiadores da economia, ele é capaz de apresentar dados complexos de forma consistente e reveladora.”
“A ascensão do dinheiro” é um livro de leitura corrente e fascinante, mas esconde armadilhas quanto ao seu conteúdo, pois exige de seus leitores atenção e bom conhecimento histórico, econômico e financeiro. É um livro que traz