A Ascensão do Dinheiro - Niall Ferguson - Resenha
Lançado em 2009, em meio a maior crise financeira desde os anos 30, o documentário “A ascensão do dinheiro” (“The Ascent of Money”) do historiador Niall Ferguson tem o objetivo de explicar como o dinheiro passou a desempenhar um papel tão assustadoramente dominante em nossas vidas. A sociedade moderna se tornou dependente de sistemas financeiros, argumento comprovado pelo pânico mundial durante seu colapso em 2008.
Nos seis episódios da obra, o autor apresenta de maneira dinâmica o desenvolvimento histórico das finanças como pano de fundo da história principal, a crise do subprime. Viajamos através do tempo e lugares para entender a formação do mercado de crédito, de títulos de dívida pública, de ações, de seguros e imobiliário. Por fim ficará evidente como as inovações financeiras e a globalização conectaram estes mercados internacionalmente, aumentando seu potencial destrutivo. A história da ascensão do dinheiro é permeada por crises e atual é apenas a mais recente.
Episódio 1: Sonhos de Avareza
Desde os tempos antigos até hoje, o dinheiro só vale se as pessoas acreditarem em seu valor, independentemente de sua forma. A possibilidade de emprestar dinheiro alavancou o desenvolvimento econômico e este Episódio trata justamente da formação do mercado de crédito no Ocidente.
Ele surgiu em Veneza durante o renascimento e teve papel fundamental no florescimento do comércio. Porém cobrar uma compensação pelo empréstimo, a usura, era considerado pecado para os cristãos na época. Por isso, eram os judeus que exerciam este negócio. O preço que pagavam era a marginalização social, tanto que sua atuação era restrita aos guetos.
Mais tarde em Florença, uma família cristã conseguiu desenvolver um método de ganhar dinheiro utilizando dinheiro sem desagradar a Igreja. Os Medici tornaram-se extremamente ricos e poderosos através de transações cambiais, nas quais cobravam apenas comissões e não juros, uma vez que estes eram