Orgulho e preconceito
Introdução
O século XVIII foi marcado por diversas transformações na Europa, principalmente na Inglaterra. Nele a Inglaterra passou por um grande e importante processo de transformação nos modos de produção, visando o emprego de tecnologia para acelerar a fabricação de produtos e reduzir custos. Este processo ficou conhecido como Revolução Industrial.
A Revolução Industrial foi um marco na história da Europa. Trouxe progresso no ramo industrial e crescimento monetário. Seu auge veio no reinado da rainha Vitória, denominada Era Vitoriana (1837-1901) provocando diversas mudanças no campo científico, industrial e tecnológico, entre outros.
A Revolução Industrial foi um fato muito importante para a Inglaterra. Houve dois eventos que também foram extremamente importantes para a História inglesa. Um deles foi a ascensão do Império Britânico. O Império Britânico foi o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo. Era um império composto por domínios, colônias, protetorados, mandatos e territórios governados ou administrados pelo Reino Unido. Originou-se com as colônias ultramarinas e entrepostos estabelecidos pela Inglaterra no final do século XVI e início do século XVII. No seu auge, foi o maior império da história e, por mais de um século, foi a principal potência mundial.
Com a ascensão do Império Britânico, que foi um marco muito importante do século XVIII, e por conta de suas consequências, houve-se a necessidade de se criar um novo gênero literário que desse forma a esse contexto histórico. Foi então que ocorreu o segundo evento importante na Inglaterra que foi o nascimento do romance inglês.
O século XVIII foi um século muito importante para a Literatura Inglesa pois foi nele que houve a ascensão do romance, o romance como gênero literário. Foi aqui que o romance aparece pela primeira vez. Em toda Literatura estudada antes do século do XVII, não é possível encontrar o romance, encontra-se poesia,