Relaçao de Simon, Comte e Marx
Saint'Simon
Saint'Simon era um dos primeiros pensadores socialistas e era saudado como um dos fundadores do possitivismo Durklein afirmava que Simon era o verdadeiro pai da sociologia e relata que Comte geralmente merecia esse destaque. Saint'Simom sofreu a influencia de idéias iluminista revolucionaria mas também foi seduzido pelo pensamento de Conservadores, foi considerado o mais eloquente dos profetas da burguesia um grande entusiasta da sociedade industrial.
Segundo Simon a sociedade francesa pós-revolucionaria era muito pertubada e tinha um clima de Desordem e de anarquia. A nova era a do industrialismo, que trazia consigo a possibilidade de satisfazer toda a necessidade humana e construia a unica fonte de riqueza e prosperidade acreditava na ciencia que deveria descobrir as leis do progresso do desenvolvimento social, ele tinha uma visão otimista da sociedade industrial e admitia a existencia de conflitos entre possuidores e os não possuidores.
Nunca ocultou sua crença de que as melhorias das condições de vida dos trabalhadores deveriam ser iniciativa do elite formada pelos industriais e cientista. De acordo com ele cada membro da sociedade tendo uma atividade profissional mais especializada, passava a defender cada vez mais do outro julgava assim que o efeito mais importante da divisão de trabalho não era o seu aspecto economico.
Auguste Comte
Auguste Comte era um pensador menos original, embora mais sistemático que Simon durante algum tempo Comte foi secretário particular, até que se desentendeu intelectualmente com Simon.Vários historiadores do pensamento social perceberam que Comte deve suas principais idéias a Simon.
A motivação da obra de Comte repousa no estado de arnaquia e de desordem de sua época histórica, para ele a sociedade europeia se encontravam em