Orgulho E Preconceito
O livro conta a história de amor entre dois jovens, Sr. Darcy e Elizabeth Bennet. Lizzy é de uma classe social inferior, mas isso não torna sua língua menos ferina e audaciosa. Ela não é uma garota comum, é orgulhosa, e diferente de outras da sua idade, e criadas no campo, Lizzy vê o mundo de forma diferente das mulheres de sua época, inicio do seculo XIX. A Segunda de uma família de cinco filhas, família esta que é bem simples, com uma mãe que só se interessa em casar suas filhas. Darcy é um homem rico e importante, mas passa uma primeira impressão arrogante de desagradável, é preconceituoso, e conhece Lizzy quando decide acompanhar seu amigo, Sr. Bingley á casa dele em Hertfordshire. Bingley é um homem muito distinto, de boa família e bem-educado, e quando conhece Jane, a irmã mais velha de Lizzy, cai logo de amores por ela.
É claramente visível que Sr. Bingley é muito bem aceito pela comunidade, diferente de Sr. Darcy. E tudo vai bem, Lizzy sente um ódio mortal por Darcy, este que por sua vez, a despreza completamente. Mas as coisas mudam. Mudam a tal ponto, que Darcy descobre-se apaixonado pela mulher que tanto desprezou, a ponto de pedi-la em casamento. Mas será que Lizzy, depois de tudo que passou por causa das atitudes de Sr. Darcy, todos os rumores que ouvira sobre ele mudaria a ponto de aceita-lo?
Uma história de amor linda, principalmente para os que não gostam de de um romance "melado", por falta de palavras melhore, contando com vários personagens marcantes e inusitados.
Jane Austen destaca a vida cotidiana, mostrando aos leitores diversas personalidades e superações. E uma coisa é certa: As aparências enganam. Esta obra originou várias versões para o cinema, teatro e televisão, a mais recente lançada em 2005 estrelando Keira Knightley e Matthew Macfadyen.
No início do romance, Mr. Bingley, aluga uma propriedade