A Articula O Do Ombro Salvo Automaticamente
É do tipo sinovial esferóidea, articulações sinoviais incluem a maioria das articulações do corpo. As superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. e possibilita movimentos nos três planos e em torno dos três eixos no espaço. Portanto, a articulação tem três graus de liberdade. A cabeça do úmero se articula com a cavidade glenoidal da escapula, constituindo a articulação do ombro. É uma das articulações mais móveis do corpo e, consequentemente, umas das menos estáveis. Articulação Triaxial - Quando uma articulação realiza movimentos em torno de três eixos (3 graus de liberdade). As articulações que além de flexão, extensão, abdução e adução, permitem também a rotação, são ditas triaxiais, cujos exemplos típicos são as articulações do ombro e do quadril.
- Articulação Esferóide ou Enartrose: É uma forma de articulação na qual o osso distal é capaz de movimentar-se em torno de vários eixos, que tem um centro comum. Exemplos: Articulações do quadril e ombro.
Vista Anterior das Estruturas Articulares do Ombro
Vista Anterior das Estruturas Articulares do Ombro
Secção Coronal (Frontal) do Ombro Movimentos da articulação Há quatro grupos de movimentos possíveis na articulação do ombro: flexão, extensão e hiperextensão, abdução e adução no plano frontal. Rotações medial e lateral, e abdução e adução no plano horizontal.
Flexão do ombro O movimento ocorre na articulação glenoumeral no plano sagital, sendo acompanhado por movimentos nas articulações esternoclavicular, acromioclavicular e escapulotorácica. Os músculos responsáveis por este movimento são o peitoral maior (porção clavicular), o deltoide anterior, o coracobraquial, e o bíceps (porção curta).
Extensão do ombro Movimento de retorno da flexão que ocorre no plano sagital. Os músculos responsáveis por este movimento são o