Imannuel Wallerstein Acredita Que O Capitalismo Ser Substitu Do Por Um Novo Sistema Econ Mico

289 palavras 2 páginas
Imannuel Wallerstein acredita que o capitalismo será substituído por um novo sistema econômico, devido a uma crise no sistema de acumulação de capital. Wallerstein não sabe afirmar se o novo sistema será melhor (mais igualitário e democrático) ou pior (mais polarizado e explorador) que o capitalismo. Segundo o professor norte-americano, é normal haver recessão, depressão e instabilidade; já que o capitalismo é cíclico.
Ainda de acordo com Wallerstein, o declínio dos EUA implica em consequências ao mundo, pois como já se sabe, vários países dependem economicamente do próprio, sendo que o dólar é a única reserva monetária do FMI (Fundo Monetário Internacional). Diversos países compram títulos norte-americanos por ser um bom investimento, já que as taxas de juros são boas, e também para assegurar o poder de compra norte-americano.
As constantes crises requerem uma maior atuação do Estado no intuito de regular e amortecer as consequências geradas pelo livre mercado. Há uma certa irritação com a extrema influência norte-americana no cenário econômico mundial por parte dos países que almejam maior relevância nas tomadas de decisões. O Fórum Social Mundial é o principal encontro de discussão e contraposição ao atual modelo de Globalização, bem como o neoliberalismo e o imperialismo.
O início do século XXI ficou marcado pela inserção de diversos governos de esquerda na América Latina, tendo como causa principal – as suscetíveis crises no cenário econômico global. Os movimentos sociais tiveram uma grande importância na eleição dos candidatos considerados de esquerda.
Wallerstein conclui que não há motivos para tanto pessimismo, ele enxerga a possibilidade de pequenas ações individuais produzirem imensos efeitos. “Cada um de nós tem a chance, sem precedentes há muitos séculos, de influenciar o novo sistema que está por vir”. Daí o otimismo.

Relacionados