Projeto Interdisciplinar 1
MUDANÇA E/OU INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE – MG.
Deivisson Batista Alves
Edmar da Costa Soares
Itamar Parreiras Borges Junior
José do Carmo Evangelista
Wagner Martins dos Santos
Wanderlúcia Soares Lopes
Belo Horizonte
2011
Deivisson Batista Alves
Edmar da Costa Soares
Itamar Parreiras Borges Junior
José do Carmo Evangelista
Wagner Martins dos Santos
Wanderlúcia Soares Lopes
MUDANÇA E/OU INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES:
REDES SOCIAIS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE BELO HORIZONTE – MG
Orientador: Robson Lopes Abreu
Belo Horizonte
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O mundo contemporâneo caracteriza-se por constantes mudanças, inovações e competitividade em sua esfera organizacional. Trata-se de uma transformação contínua, impondo aos seus membros desafios, mudanças de hábitos, e uma série de modificações no cotidiano desses indivíduos.
Diante desse cenário dinâmico, faz-se necessário que as organizações adotem novas posturas perante seu público interno e externo, além de buscar, constantemente, inovar em seus processos, modelos de negócios, produtos ou serviços, para se manterem competitivas no mercado.
Com isso, a informação e o conhecimento passaram a assumir papel de destaque nas relações de trabalho, na família, enfim, em todo o âmbito social e organizacional, mas para que se garanta a manutenção dessas relações sociais é necessário que a informação e o conhecimento, recursos essenciais no processo de inovação, sejam compartilhados de forma colaborativa. Neste cenário, destacam-se as Redes Sociais, onde indivíduos, instituições e organizações interagem com o intuito de potencializar o conhecimento gerado pelos seus usuários. Ressalta-se que essas redes servem como canal de