A Arte Rom Nica Em Portugal
A arte Românica em Portugal
Trabalho realizado por: Ana Rodrigues 10º T.T nº1
Professora: Maria Rosário
30-03-14
Índice:
Introdução ………………………………………………………………….
Desenvolvimento………………………………………………………….
Conclusão…………………………………………………………………
Anexos…………………………………………………………………….
Bibliografia………………………………………………………………..
Introdução
Neste trabalho pretendo falar sobre a definição de arte românica, e um pouco sobre o que diz respeito (arquitectura, escultura e pintura) irei também mencionar algumas imagens desta arte em Portugal.
Arte Românica
Arte românica é o nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte comumente conhecido como "românico". O estilo é visto principalmente nas igrejas católicas construídas após a expansão do cristianismo pela Europa e foi o primeiro depois da queda do Império Romano a apresentar características comuns em várias regiões. Até então a arte tinha se fragmentado em vários estilos, sendo o românico o primeiro a trazer uma unidade nesse panorama.
Arquitetura
A arquitetura em pedra vem reforçar a característica de monumentalidade e fortaleza, possível depois de toda a evolução dos meios construtivos. Os conjuntos arquitectónicos seguem, geralmente, a planta basilical, uma, três ou cinco naves (geralmente três), colunas que sustentavam as abóbadas e um aspecto maciço e horizontal (mesmo que muitas das igrejas sejam bem altas). As paredes são cegas, pois não é possível, ou é muito difícil, abrir grandes janelas nas paredes, já que elas servem como estrutura e suportam todo o teto. Haverá grande decoração, externa e internamente, através de esculturas nos tímpanos nas portas de entrada e nos capitéis e colunas, e pintura parietal nas ábsides e abóbadas das naves.
Escultura
A escultura renasceu no românico, depois de muitos anos esquecida. Seu apogeu se dá no século XV, quando inicia um estilo realista,