Prova Lp 1o Semeste
849 palavras
4 páginas
PROVA LÍNGUA PORTUGUESALíngua, linguagem e fala
Língua, linguagem e fala = exemplos de signos. A língua é artificial e foi criada pelos seres humanos, diferindo da linguagem, a capacidade inata que todo ser humana possui para manter uma comunicação (emitir sinais de acordo com a sua necessidade). A linguagem pode ser verbal, visual, sonora ou mista. Fala é a língua em prática e individual, nela surgem as variedades linguísticas que podem ser regionais, sociais (socioculturais), histórias e situacionais.
- podem ocorrer de maneira simultânea, condicionada pelos seguintes fatores: - geográficos (variedades regionais = dialetos) - socioculturais: envolvendo educação, classe social, idade e gênero - situacionais: variando do momento; formal ou coloquial.
Norma culta x Norma popular: a norma culta é a língua padrão, e é uma variedade que apresenta um maior prestígio social. A norma popular abrange todas as variedades diferentes da língua padrão. As variações sociais ou culturais abrangem principalmente grupos sociais, estando dentro destas as gírias e jargões. (Gíria = linguagem cifrada). O falante também cria variedades de acordo com o seu dialeto social, levando em cosideração sua escolaridade, profissão, idade, sexo, gênero etc.
Falas regionais ou dialetos se encaixam dentro de fatores socioculturais e, principalmente, geográficos. Linguagem urbana x linguagem rural.
Variedades situacionais: quando ou não usar a fala coloquial ou normal. Transferência de um texto de um livro para um filme.
São variedades linguísticas prestigiadas aquelas que mais se aproximam da norma-padrão, a que é ensinada em escolas, tais como variedades linguísticas urbanas. Do ponto de vista linguístico, não há variedade superior ou inferior. A variedade é suficientemente boa se permite aos seus falantes se comunicar e interagir eficientemente.
Saber usar uma língua = saber empregar a variedade linguística mais adequada a situação.
As variedades linguísticas se definem