A arte do saber
Litoral Norte-campus IV
Patrícia Agostinho Freitas Hoeller
(Resenha Crítica)
A Natureza do Conhecimento em Secretariado Executivo
HOELLER, P. A. F. A Natureza do Conhecimento em Secretariado Executivo, [S. L.; s. n.], Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2012.
Resumo Este texto fala dos diversos tipos de conhecimento existente, das suas fontes, hipóteses e resultados, da dinâmica do saber e das disciplinas multidisciplinares, das diversas áreas profissionais e especialmente do Secretariado Executivo, da sua importância e da sua competência.
A ARTE DO SABER NA AREA SECRETARIAL
Uma analise é feita através das fontes de conhecimentos, para saber sua natureza, e a partir daí descobrir respostas. Na vida acadêmica levantam-se questões e indagações, de difícil resposta, contudo a ciência permite retificações, se estas forem necessárias. Processos científicos geram resultados e diminuem as margens de erros, já que o estudante terá experiência em pesquisa cientifica. Não há limites para pesquisas, sempre haverá espaço para formular hipóteses testáveis.
Diferenciar o conhecimento científico dos conhecimentos existentes é primordial, pois gera conhecimentos do tipo: racional, sistemático, experimental, e verificável, o que permite satisfazer a necessidade intelectual de compreender. O conhecimento possui ângulos que buscam o saber e o sentido das coisas. Investigações empíricas visam os acontecimentos do mundo, pode ser naturais ou sociais. No conhecimento filosófico estão contidas todas as áreas do conhecimento humano. Já no mítico, a verdade sobre a fundação do mundo, a origem do homem e o seu destino. O artístico está para a realidade assim como o técnico para o do fazer e realizar tarefas. O cientifico, para a dinâmica do saber. São multidisciplinares os programas de aprendizagem na área do Secretariado Executivo, pois é trabalhado conteúdo diferente e variado, isso contribui para fins práticos.
O conhecimento