Avaliação de literatura
1.
“_ Só peço um oxalá: que eu fique viúva o quanto antes!” (p. 23)
“_ Estou ansiosa que você morra, marido, para estrear este vestido preto.” (p. 23) “A sua vida me apagou. A sua morte me fará nascer. Oxalá você morra, sim, e quanto antes.” (24)
Os fragmentos acima foram retirados do conto O cesto, no qual a narradora-personagem fala de seu marido moribundo a quem ela que morto o quanto antes. Comente os fragmentos levando em consideração o desfecho que o conto tem:
De acordo com esses fragmentos, nota-se que a mulher desgosta do marido a ponto de desejar a morte dele. Estabelecendo uma relação entre eles e o trecho do conto “Agora, pelo menos, já não sou mais corrigida. Já não recebo enxovalho, ordem de calar, de abafar o riso.” pode-se ter uma noção do motivo pelo qual a faz pensar na possível morte do tal e interpretar da seguinte maneira: As repreensões do esposo para com a mulher causavam-na sofrimento e infelicidade. Percebe-se que a mesma demonstra arrependimento (evidenciado no último parágrafo do conto) de seus pensamentos de morte após saber da notícia do falecimento do marido.
2.
“O destino que Rosaldo semeara nelas: serem filhas exclusivas e definitivas. Assim postas e não expostas, as meninas dele seriam sempre e para sempre.”
“Agora, pelo menos, já não sou mais corrigida. Já não recebo enxovalho, ordem de calar, de abafar o riso.” (O cesto, p. 22)
“Nasci para cozinha, pano e pranto. Ensinaram-me tanta vergonha em sentir prazer, que acabei sentindo prazer em ter vergonha” (A saia almarrotada, p. 29)
“Sidónio dá entrada na sala em pose de governante. A esposa segue-o, diminuta, protocolar” (Na tal noite, p. 46)
Os quatro fragmentos acima apresentados foram extraídos de quatro diferentes contos. Neles podemos notar uma das principais linhas temáticas que perpassam quase que a totalidade dos contos de O fio das missangas. Comente:
Os fragmentos citados anteriormente salientam a difícil vida das mulheres e a