Cartografia
Sistemas de coordenadas geográficas
Instituto Federal da Bahia
Data de entrega → 21/03/12
Professor → Nilton
Aluna → Larissa Silva de Araújo; e Tainá Cerqueira
Turma → 8824
Sistema de coordenadas cartográficas
Projeções cartográficas: É a representação de uma superfície esférica, Terra, num plano ,o mapa. Trata-se de um "sistema plano de meridianos e paralelos sobre os quais pode ser desenhado um mapa".
Para se fazer uma carta é necessário determinar qual será o método utilizado, para que cada ponto da carta possa coincidir com a Terra, e vice-versa. Diferentes métodos podem ser utilizados para que se tenha essa correspondência de pontos, formando assim os sistemas de projeções. Estuda-se também os processos de construção de cada tipo de projeção e sua seleção, de acordo com o objetivo visado.A construção de uma projeção é escolhida de maneira que a carta possua propriedades que satisfaçam as finalidades impostas pela sua utilização. O ideal é fazer uma carta que reúna todas as propriedades, representando uma superfície parecidíssima com a superfície da Terra. A carta deve possuir: Conformidade, equidistância e equivalência.
As coordenadas cartográficas, com relação ao método podem ser classificadas como geométricas e analíticos:
Os geométricos são baseados em ideias geométricas projetivas; Os analíticos são a maior parte das projeções existentes e são baseados em formulação matemática.
Já com relação à superfície de projeção:
Planas: Pode ter três posições em relação à superfície referencial: polar, equatorial e oblíqua. Cônicas: Apesar de não ser uma superfície pode ser desenvolvida num plano sem distorções, e a sua projeção pode ser: transversal, oblíqua, normal, ou horizontal. Cilíndricas: Pode ser desenvolvida em um plano mesmo com representação cônica. Suas possíveis posições são: equatorial, transversal e oblíqua. Poli Superficiais: