Setor de higiene e limpeza
Uberlândia
2012
ESAMC
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING
ANÁLISE DO SETOR DE LIMPEZA – ANALISE SETORIAL PARA UM GRUPO INTERNACIONAL
Análise setorial apresentado à ESAMC, como requisito parcial para aprovação no curso de Gestão Estratégia Empresarial, desenvolvida sob orientação do Prof. Wladmir Rezende.
Uberlândia
2012
Sumário 1. Introdução 2 2. O Setor 3 2.1. Análise Macroambiental para o Setor de Eletrônicos 3 2.2. Utilidades Domésticas / Eletroportáteis: Características, Ameaças e Oportunidades do Setor 6 3. O Setor sob a Ótica das Cinco Forças de Porter 11 a. Força 1 – Ameaça de Novos Entrantes 11 b. Força 2 – Ameaça dos Substitutos 11 c. Força 3 – Poder de Barganha dos Fornecedores 11 d. Força 4 – Poder de Barganha dos Clientes 12 e. Força 5 – Grau de Rivalidade na Indústria 12 4. Conclusão sobre a decisão de investir 13 Referências 14
1. Introdução
O setor de produtos de limpeza vem superando as expectativas com um crescimento constante, tal resultado confirma a essencialidade dos produtos de limpeza, com relevância para a saúde pública e presença importante no dia a dia do consumidor brasileiro.
O setor possui peculiaridades que o destacam de outros setores, é exemplo de mercado composto por 95% de micro, pequenas e médias empresas. Possui alto índice de informalidade em algumas categorias e além da necessidade de produtos para a saúde e o bem-estar da população.
Atualmente as forças macroambientais econômicas tendem a não exercer um impacto negativo na indústria de limpeza, haja vista, que a estabilidade da economia brasileira contribui para a manutenção dos preços das principais matérias primas do segmento. As grandes e possíveis alterações neste mercado podem vir dos ambientes tecnológicos e político legal, que sem dúvida nenhuma podem influenciar diretamente nos preços e a competitividade do setor. Porém estas