Influencia da pratica desportiva no desempenho escolar
A atividade desportiva atende aos objetivos psicomotores relacionados com o desenvolvimento físico e inclui objetivos de aprendizagem que facilitam o desenvolvimento cognitivo: “Aprender é mais benéfico quando é mais divertido para os estudantes” (Defranchesco, 2004).[1]
Acredita-se que o desporto é um fator que pode construir uma consciência critica nos jovens, fornecendo uma visão mais globalizada da sociedade sendo relevante para a formação da personalidade, coordenação, equilíbrio, flexibilidade, rapidez de raciocínio e lateralidade.
Através da prática de atividades físicas a criança melhora a sua auto-estima, os seus limites, sente-se mais confiante e vivencia situações de frustrações que são fatores fundamentais no seu desenvolvimento psicológico.
De acordo com Rocha (2000) desporto é a prática metódica dos exercícios físicos e ainda divertimento sem interesse de lucro.
O desporto, segundo Cagigal (1995 apud SCALON 2004) é conceituado da seguinte maneira: “... desporto é aquela competição organizada, que vai desde um grande espetáculo até a competição de nível modesto; é realizada com o desejo de comparar-se, de superar outros ou a si mesmo e gratificante apesar do esforço”.
Os desportos, em geral, e principalmente os individuais, atuam no desenvolvimento da personalidade pois exigem uma melhor preparação psicológica para a