Atividade Física e Aproveitamento Escolar
Este trabalho foi-nos proposto pela professora como medida de avaliação para o 2º período, na disciplina de Educação Física.
O tema é a atividade física e o aproveitamento escolar dos jovens. Ao desenvolver este trabalho pretendemos explorar as relações existentes entre estes dois aspetos que estão muito presentes na vida dos adolescentes. Abordaremos tanto os benefícios que a atividade física pode ter para o aproveitamento escolar como os seus possíveis prejuízos. Antes de passar à análise desta relação faremos uma breve explicação do que é a atividade física e como esta pode ajudar-nos a ser mais saudáveis.
Completaremos o trabalho com os resultados de um inquérito feito por nós a 100 jovens, que responderam a perguntas acerca deste assunto.
O que é a atividade física?
A atividade física é consensualmente definida como todo o movimento corporal realizado pelos músculos que resulta no gasto de energia. No entanto, a atividade física no nosso trabalho adota um sentido um pouco mais específico na medida em que nos referimos a atividade física como o exercitar do corpo regularmente, isto é, qualquer tipo de exercício feito de uma forma habitual que leve o nosso corpo ao esforço. Assim, podemos dizer que alguém que faça uma corrida ao ar livre, durante uma hora e duas vezes por semana por exemplo, pratica atividade física e que alguém que faça natação, todos os dias durante meia hora por exemplo, também pratica atividade física.
A prática de exercício físico é muito importante para a nossa saúde, estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável. A atividade física dá-nos mais resistência às doenças pois esta permite o bem-estar do nosso corpo e impede que nos tornemos seres sedentários, evitando casos de obesidade e várias doenças perigosas relacionadas com o excesso de peso (diabetes, problemas cardíacos, etc.). As vantagens que a atividade física traz ao nosso organismo são por exemplo:
•