Revisão de Literatura - Avaliação
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A DESCONSTRUÇÃO DO MODELO DE AVALIAÇÃO
TRADICIONAL NO ENSINO SUPERIOR
RIBEIRO, Paulo Sebastião; SILVA, Renato Pereira; MATIAS, Thiago Dias; VIEIRA, Welington Magalhães
INTRODUÇÃO
A crítica ao modelo atual de apuração do aprendizado reclama uma nova forma de compreender o emprego da avaliação. Para isso, uma nova concepção precisa ser assimilada e praticada nas Faculdades e Universidades brasileiras, substituindo-se a função de avaliação classificatória pela diagnóstica.
Avaliar não se resume a sentenciar o educando sem a devida reflexão e suprimento daquilo que ele ainda não aprendeu. Tal ato não poderá ser entendido apenas como a aplicação de exames e testes. Por outro lado, Moretto (2008,
p. 30) ensina que a prova tem a sua importância, e por essa razão explica: “...o problema não é simplesmente “eliminar” as provas, mas dar-lhes um novo significado: momento privilegiado de aprendizagem”.
OBJETIVOS
• Analisar a prática de avaliação por resultados;
• Refletir sobre a avaliação tradicional no ensino superior;
• Desconstruir a ideia de uma avaliação por julgamento definitivo. DISCUSSÃO
A prática avaliativa voltada aos resultados consiste em verificar o rendimento numérico ou conceitual do aluno através de testes de aproveitamento. As avaliações acontecem em momentos pré-determinados e a constatação dos resultados se presta apenas ao registro burocrático e terminativo de notas ou conceitos. Nesse contexto, a ação de avaliar não contempla a concepção de erro construtivo e a reorganização do saber defendidas por Hoffman (1993, p.
67), uma vez que não permite o aluno mudar sua forma de pensar o mundo.
Embora seja o ensino superior o ambiente acadêmico de formação de professores, o debate sobre a avaliação nessa instância de ensino não tem avançado significativamente, motivo pelo qual a forma conservadora e autoritária de cons-
tatação do